http://www.makepovertyhistory.org

terça-feira, novembro 30, 2004

Londrification



Este ano tive direito a uma coisa rara... Não entre empregos, mas no emprego :)

VOU DE FÉRIAS

Como diz o Boss: vou-me londrificar.

- Parece-me bem, se londrificar significar absorver alguma daquela mística londrina, da cultura, do QI, da liberdade intelectual (!), da arte, das vistas, das novidades...

- Parece-me mal se londrificar significar, frio, chuva, coisas caras, transito, km's a pé, e as saudades que deixa quando nos vimos embora.

Nestas coisas de 'estrangeirisses' corremos sempre para um pouco do bom e do mau. Esperemos que fique muito do bom.

Por isso vou à pesca... Partilharei com voçês quando chegar:

segunda-feira, novembro 29, 2004

Um Natal Orfão De Cinema

Este é o primeiro natal dos últimos tempos em que, em primeira análise (chamem-lhe marketing) não há nada que me esteja a atrair para o cinema... Gostava de perceber o que é que passou na cabeça do Peter Jackson ou da New Line para nos deixarem nas ruas da amargura cinematográfica. Sem O Senhor dos Aneis 4 acho que este natal até iria ao cinema para ver um documentário sobre os Hobbits tal é o desespero.

Haja respeito Sr.Jackson: até o J.R.R.Tolkien deixou apócrifos... Use-os. Ponha a Liv Tyler a declamar poesia em Tengwar. O Viggo a dar lições de espada. O Ian McKellen a fazer truques de ilusionismo. Façam uma sessão de 12h...

Não?... Ok.

Resta pensar que este ano o Natal é em casa. Aproveitem o pré-registo no ElCorteInglês até 5 de Dezembro e recebam de borla os conteúdos do GiftSet do ano passado: o Gollum à pesca e o DVD sobre o esquizo' amigo...

sábado, novembro 27, 2004

Hayao Miyazaki [1941 - ]




Miyazaki tem sido a cor do imaginário de muitas crianças. É giro ver que eu, e amigos (muito) mais velhos e (muito) mais novos, crescemos a deglutir melhor as animações do mestre do que muitas das colheres de sopa que as nossas mães tentavam em vão nos fazer entrar nas goelas.
Acontece que nos dias de hoje, em que a cultura alternativa já quase que é main-stream, Miyazaki sofre do paradigma do hiper-conhecimento / total desconhecido: Digamos a bom da verdade que toda a gente ouviu falar d'A Princesa Mononoke (Mononoke hime, 1997), e alguns ainda d'A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001). Mas vou aproveitar para deixar por aqui uma mão cheia surpresas para quem 'sabia mas já não se lembrava':

Heidi - Alps no shojo Heidi [1974]
Marco - Haha wo tazunete sanzen-ri [1976]
Conan, o rapaz do futuro - Mirai shônen Conan [1978]
Ana dos Cabelos Ruivos - Akage no Anne [1979]

Fica feita a justica (e mais duas colheres de sopa)...

Não tarda muito vou fazer umas sessões de Miyazaki lá em casa...

terça-feira, novembro 23, 2004

The Tears



Há uns meses atrás tive o previlégio de assistir a um concerto de Suede na Aula Magna.
(Não me apetece tecer comentários agora porque tinha que apelar a toda a minha veia poética e hoje tenho uma embolia na imaginação!)
Tive sorte: Devo ter sido das poucas pessoas que conseguiu alguns autografos do Brett Anderson ainda com Suede.

E depois? Facto: - poucos dias depois a banda deu por finalizada a sua carreira... Grunfff... (daí o 'previlégio' que referi no inicio) mas fiquei com a sensação que a coisa não ficava por aí. Quer dizer: os tipos são novos, fazem música boa, dão excelentes concertos, têm ideias boas e sabem pô-las no papel (ler CD, DVD, Vinil)...

Então 'abram' as orelhas... The Tears

segunda-feira, novembro 22, 2004

E MOTION 2 (act.)



(Mais fotos aqui...)

A Holanda nunca foi um país que desse muito ao mundo, tirando alguma arte. Mas da pouca coisa que de lá saíu, o que saíu é muito bom:

Temos a agradecer a esta nação o nascimento de uma Senhora que tão bem soube pegar numa banda de Gotic/Doom e transformá-la numa "salada de sentidos", coisa que o Doom nunca foi muito bom a fazer.

Hoje, que a banda cresceu imensuravelmente, a receita tem sido explorada ao limite com o aparecimento de novos projectos em que as meninas cantam! E algumas vezes cantam bem... Mas Sábado à noite, dia 20 Novembro no Garage, em Lisboa, fica provado que os mestres daquilo que hoje se chama Ambient-Melodic Metal não é (mesmo) mais do que uma presença no mundo de uma Sra. chamada Anneke van Giersbergen .

Só quem lá esteve é que poderá atestar, o saber estar em consonância com o público, o 'dar' para depois 'receber', e o dar tudo que tem na situação em que se encontra. Lisboa soube-se portar à altura, só o Garage foi pequeno para receber tamanha aura e tamanho empenho... não há críticas para quem dá tudo o que tem.

(E ela prometeu-me que vão voltar para mais : )


24Nov: Já passaram 3 dias e ainda continuo a cantar Gathering! E também descobri mais críticas na net, vejam o ocult0

sexta-feira, novembro 19, 2004

In Motion 1

Kill me with your thoughts
Use your mind
Hand me over to this world
Into death...
Make me cry in vain
Leave one tear
Touch my face with your sigh
Leave me against the stream
One hundred worlds will see mePassing by...

quarta-feira, novembro 17, 2004

Lingua Puortuguesa

Se o contrário de desonesto é honesto;
Se o contrário de desenterrado é enterrado;
Se o contrário de desprovido é provido;
Se o contrário de despromovido é promovido;
Se o contrário de descabido é cabido;
Se o contrário de desaromatizado é aromatizado;
Se o contrário de desdramatizado é dramatizado;
Se o contrário de desembaraçado é embaraçado;
etc...

Então, o contrário de desportista é portista.

"in Cromos/TSF"

Este ano o 'Carnaval' veio mais cedo!


Serve o presente para informar que as seguinte empresas desejam anunciar que o NATAL JÁ CHEGOU. Desta forma deverão começar a festejar a epóca natalicia entre os dias 1 de Novembro e 15 de Janeiro (para prendas atrasadas).


Assinado: os amigos das vossas carteiras...
TVI,SIC,RTP,CONTINENTE,JUMBO,CARREFOUR,COLOMBO,RDP,RR,COMERCIAL,PÚBLICO,DN,EXPRESSO,CM,FNAC,VOBIS,WORTEN,TOYS'R US,ZARA,MANGO,BENETTON,ETC

:.
Nao me parece muito Religiosa esta reentré da época natalicia. Ainda me lembro, do tempo da primária, em que o principio de Dezembro anunciava o Natal... Agora NOVEMBRO anuncia o Natal... Ou é o Carnaval que veio mais cedo?


segunda-feira, novembro 15, 2004

Dies irae


Dies irae, dies illa
solvet saeclum in favilla:
teste David cum Sibylla.

Quantus tremor est futurus,
quando judex est venturus,
cuncta stricte discussurus!

Tuba mirum spargens sonum
per sepulcra regionum,
coget omnes ante thronum.

Mors stupebit et natura,
cum resurget creatura,
judicanti responsura.

Liber scriptus proferetur,
in quo totum continetur,
unde mundus judicetur.

Judex ergo cum sedebit,
quidquid latet apparebit:
nil inultum remanebit.

Zeitgeist?

Engraçado, já uso o nome Blorgh! desde 18Jan2004. Tentei encontrar algo que juntasse Blog com uma imagem de desagrado, ironia, e que me resguardasse de crí­ticas demasiado destrutivas. Já nessa altura fiquei espantado com a originalidade do nome... (ok, fiquei contente, 'prontos'), mas o meu espanto foi maior agora. Não sei se é o Zeitgeist, se apropriação de ideias, se falta de imaginação... mas o Gugas está cheio de referências a Blorgh!'s que não são meus. Grunf...

Mas ainda assim é o único nome que me soa bem: BLORGH! é uma espécie de onomatopeia que reflete um estado de espirito (experimentem) ...

sexta-feira, novembro 12, 2004

Novo Canal

.

Novo canal significa uma nova forma de transmitir: porque a antiga já existe.

Neste caso engloba também um novo contúdo: não que o antigo esteja datado (coexiste), mas porque nem sempre as 1000 palavras que a fotografia valem a mais, são as palavras que queremos usar.

Ultrapassada a dificuldade de um primeiro Post, e o drama de ter iniciado este Blorgh!pt.2 com uma fotografia antiga, resta-me ter a esperança de conseguir guardar por aqui algo mais que uma opinião avulsa, desgastada ou isolada. Posto isto, e o meu primeiro neologismo do Blorgh!: Mi casa, su casa...