http://www.makepovertyhistory.org

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Do Principio para o fim..(..ou o principio do fim)





Eu vejo a vida em círculos. Grandes círculos. Pequenos círculos. Médios círculos. E que estes estão sempre em construção. Avançam, avançam no tempo e no espaço, nas (das) nossas vidas. E de repente Crank! fecham-se violentamente à nossa frente. Parece ser inexorável.

A certeza que sinto quando um deles se fecha... é a mudança. Para outro círculo talvez. Aquilo que alí estava a ser feito: a construção, o tempo dispendido na tarefa, os objectivos, o resultado visivel, acabou ali. As arestas que ficam por limar não existem: É um círculo! E o que foi feito ali está para ser contemplado. Bom ou mau.

Muitas das vezes fica a sensação que mais podia ser feito para tornar o círculo melhor, maior, mais brilhante, mais importante. Mas em que ponta pegamos do círculo? Onde o abrimos? Onde começa? Onde acaba?

Por vezes só sei quando fechou. E nem sempre me apercebo no momento, sinto apenas que se está a fechar, que algo está a mudar. Por vezes sei onde fechou. E isso só pode ser bom, mau ou indiferente. Mas na memória fica normalmente o muito mau e o muito bom!

Que fazer? Começa-se outro círculo?
- Eles começam sozinhos porque não sabemos andar para trás..
Mais virá. E guardamos em nós os círculos prefeitos, os grandes, os brilhantes, aqueles que sabemos onde começam e os que sabemos onde acabam. Esses são os que marcam.

Neste momento guardo um maravilhoso. Pesado. Lindo. Resplandecente. Que se fechou sobre mim com um estrondo tamanho... Que me atravessou o corpo com dor e me fez chorar. E que insiste em se mostrar constantemente na minha mente: todos os bocadinhos de si. Todos os passos da sua construção. Todos os momentos da sua textura. Todos os claros e escuros.

Este eu guardo.