http://www.makepovertyhistory.org

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Einfühlung

Empatia é o estado de alerta sobre o pensamento, os sentimentos, ou o estado de espírito das outras pessoas. Muitas das vezes transformado em verdadeiros barómetros de uma socialização bem conseguida.

Positiva ou negativamente falando consegue-se em determinados momentos aplicar a empatia para sorrirmos ou chorarmos juntos. E aqui entra o que de mais diferente cada indíviduo consegue ser de um outro: A Empatia é algo de inato, assim como por outro lado a Psicopatia (o inverso) também o é.

Individuo a individuo, relação a relação, vamos compondo a nossa matriz de comportamentos. Este pode ser facilitado, ou não, pela forma como decidimos por no terreno as nossas capacidades inatas. - Mas será mesmo? Não será esta uma afirmação perigosa? Afinal o que é inato é inato! A dificuldade passa então por adquirir ferramentas de gestão dessa capacidade.

Conjecturo que em situações de conflito alguém possa querer explodir impetuosamente de raiva, ou num ataque verborreico de grandes verdades, ou até num simples alerta à navegação, e não o faz... por empatia (por saber, por perceber, por sentir), podendo frustrar mudanças de rumo relacionais baseando-se apenas na permissa que os níveis de empatia são idênticos em todos os indivíduos. E que, portanto, meias palavras bastam.

Este é um erro de empatia! Por vezes seria bom que existisse um botão de On/Off na empatia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E gostarias tu de desligar a empatia?...
Não concordo que a empatia se torne num impeditivo, muito pelo contrário - aproxima-nos de uma forma mais rápida, numa espécie de urgência... não sei...
sofia [oTecto]

11:17 da manhã, janeiro 14, 2005  

Enviar um comentário

<< Home