http://www.makepovertyhistory.org

quinta-feira, janeiro 06, 2005

1755



Há 250 anos não havia SicNoticias, nem TVi, nem RTP para nos enfiarem pela goela as imagens silênciosas do terror que vêm da Ásia. Mas ocorreu-me a comparação visual do que ocorreu no nosso pequeno território em 1755! Fiz a minha própria pesquisa. E acreditem que o enquadramento pictórico que me assolou não deixa ficar atrás o drama que se vive do outro lado do mundo.

Atentem que morreram 60.000 pessoas no nosso país. A maior parte do que se poderia ver não seria só corpos afogados, mas trucidados e queimados: -Lisboa sofreu um tremor de terra que deitou abaixo 2/3 da cidade; O povo que fugiu dos incêndios que deflagraram procurou a salvação no Tejo, de onde veio o maremoto que levou água até proximo do actual Parque Eduardo VII. Lisboa ainda assim ardeu por 6 dias!

Hoje como disse temos a televisão, mas também os fundos de apoio estrangeiros, a AMI, a UNICEF, os States, a ON e a CE... Contas internacionais de facil acesso, aviões de ajuda humanitária, turismo, interesses fiscais, financeiros e de política externa.

Lisboa da altura não tinha isso tudo. Já vêm o mesmo quadro que eu?