http://www.makepovertyhistory.org

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

A Inês e a 'Rita'

Inês: - És maniaco-depressiva. Tu gostas é da dor! O problema é o complexo de édipo! O problema é a tua mãe...

Foi este discurso que me chamou a atenção para uma discussão que ocorria em directo e a cores mesmo ao meu lado num Irish Pub em Lisboa. Duas 'joves' que não tinham mais de 15 anos mediam argumentos num tom bastante elevado! A discussão já decorria há algum tempo mas nada que me apelasse à atenção... Mas alto lá quando a Inês dispara esta frase lapidar (ou lapidante)!
Irra, eu tinha-me ficado com tamanho murro no estômago: - Disfunção bi-polar, masoquista, e complexo de Édipo mal-resolvido (e sabe-se lá em que fase!!) - Não, eu não tinha ficado sequer em pé... Mas a outra jovem, que não retive o nome (vou-lhe chamar Rita), não se ficou. Lá fui tirando notas (os meus pensamentos entre ( ) :

Rita: - Tu não gostas é de mim e gostas dela! (afinal também é insegura ou manipuladora! E quem será a 3ª?)
Inês: - Eu é que sou a tua melhor amiga. (tunga) E porque é que andas com ela? ('andas', mas 'anda's em que sentido?) - Podes me ter traido na minha amizade.
Rita: - Tu é que acabaste com a Catarina (pois, agora a culpa é da Catarina! Mas 'acabaste' em que sentido?)
Inês: - Tu é que não fizeste mais esforço! (fica sempre bem)
Rita: - Tu é que começaste a sair com elas (quais? A Catarina tb?)
Inês: - Tu é que 'arranjastes' uma gaja que te dá maior segurança! ('arranjastes'? Mas 'arranjastes' em que sentido?)
Rita: - És uma vadia. Só vais para lisboa com as tuas amigas... (quais? A Catarina ?)
Inês: - Mas eu dou-me bem com a Ana, a Cátia e a Catarina... (pois eu sabia que a Catarina tb andava metida)
Rita: - Mas ela estava a atirar-se a ti! (perai! a atirar-se em que sentido?)
Inês: - Mas eu não consigo lidar com isso percebes? (eu não percebi!)

Entretanto a Inês levantou-se e foi abraçar a Rita. E a Rita esteve a chorar compulsivamente! Depois acho que ficou tudo bem...

Conclusão:
Sim fiquei na dúvida se a Catarina é a culpada disto tudo!
Fiquei sem saber se a Inês está com ciúmes da Ana ou da Cátia, ou das duas.
Fiquei sem saber se elas continuam ou não amigas (ou outra coisa qualquer!).
Fiquei sem saber se a Rita é mesmo masoquista ou maniaco-depressiva.
E continuo sem perceber a adolescência...

Tenho de lá voltar mais vezes!...