http://www.makepovertyhistory.org

segunda-feira, maio 09, 2005

M51

M51 é o nome de um dos spots mais fotografados pelo Hubble que, como se sabe, é um satélite/telescópio colocado em órbita em 1990. O tempo médio de duração do aparelho depende somente, numa primeira análise, da operacionalidade dos colectores de energia e dos 6 motores de posicionamento.



Não sei se se lembram de uma determinada saída ao espaço em que se teve de substituir um dos paineis solares? Esse foi possivel arranjar. Mas também a famosa miopia do espelho principal que obrigou o Hubble a usar óculos! - Outra grande missão e um feito ainda superior ao próprio lançamento do Hubble - Mas os motores de posicionamento estão a desligar-se um a um, e dos 6 já só sobram 3. Isto significa que mais um a ir à vida e adeus Hubble!

A reparação seria possível, mas com a explosão do Shuttle, a NASA limitou (e muito) as saidas ao espaço - tanto que se não fosse a ESA a garantir a operação da Estação Espacial os nossos amigos Russos já tinham ficado sem comida (e esteve quase!) - Mas por outro lado a reparação do Hubble não representa as mais-valias de há 15 anos atrás. Os próprios telescópios terrestres já conseguem resultados próximos dos obtidos pelo Hubble. E hoje em dia a Radioastrologia já tomou um papel quase tão importante como a 'fotoastronomia'...

Ainda assim o famoso telescópio espacial ofereceu-nos durante muito tempo fotografias reais, sem recurso a cores artificiais, que deslumbram não só pelo facto de serem objectos a milhões de anos-luz, mas também pela beleza natural. Agora que se passaram 15 anos e para celebrar, a The Hubble Heritage Team públicou uma das fotografias que dizem ser das mais perfeitas tiradas durante este tempo.

In the first photo, long arms of stars and gas swirl around the glowing center
of the M51 galaxy, 31 million light-years from Earth. One arm appears to touch a
smaller, yellow galaxy, though the galaxy is actually passing behind M51. Some
astronomers believe gravitational waves from the smaller galaxy are responsible
for the prominence of M51's arms.