http://www.makepovertyhistory.org

quarta-feira, março 15, 2006

Uma Opa pra mim! Uma Opa pra ti...

 

Ele há coisa verdadeiramente interessantes.

 

Portugal descobriu o mundo! E agora o mundo descobre portugal.

 

Podemos por vezes ficar a pensar que só queremos paz e sossego, mas depois inventamos a Expo98, o GP de Superbikes, o Euro, o Lisboa Dakar; Pomos um tipo na presidência de bruxelas, inventamos a MTVpt, os Laurius Awards, promovemos o Algarve e o “Discover Portugal” e no final disto tudo queixamo-nos que os estrangeiros nos vêm comprar as coisas.

 

Ora bem: - Se vêm, é porque as coisas são boas; São produtivas; São rentabilizaveis.

 

Sei que posso ser acusado de excesso de pragmatismo (!), mas temos exemplos estrangeiros que funcionam bem, senão vejam o exemplo da banca britânica que é toda non-british; Vejam o dominio dos grandes grupos de telecomunicações mundiais, as Energéticas, as companhias aéreas associadas em grandes grupos de interesses ao nível mundial.

 

Em portugal temos um bom exemplo de uma empresa que vive do investimento no estrangeiro: a EDP, que tem mais interesses no Brasil do que em portugal. A própria PT é accionista da Viva também do brasil, e já nem  falo das gasolineiras em áfrica.

 

O que se vê no estrangeiro é isto e muito mais! Mais empresas de nicho, mais ofertas localizadas, mais e melhor relacionamento com os clientes: Uma espécie de mini-mercado local em que nos tratam pelo nome próprio (não, não falo da Vodafone com o “Atão como está” ou das ilhas de atendimento do BCP). Neste momento prefiro sem dúvida uma pequena empresa que me dê atenção a uma qualquer TVCabo que me corte o sinal de net porque faço uma reclamação!

 

Sejamos realistas, podemos ter a perder com a OPA sobre a PT? - Podemos mas por incompetência da Anacom, o que não seria caso raro! Podemos, mas por incapacidade dos accionistas perceberem as reais intenções dos compradores. Mas também podemos ganhar na dinamização do mercado e por oposição a este quase monopólio, termos um outro qualquer monópolio. (Já estamos habituados mesmo...)

 

E entretanto a moda pega, o BCP faz uma OPA sobre o BPI, o BPI promete comprar o BCP, o Santander compra o Totta, o BNF compra o Toys R’us, a Mattel compra o Pequeno Pónei, a Lusomundo vende-se à TVCabo, o SAPO oferece-se ao Google e a Maria casa com o Jaime que, sendo filho de um empresário árabe, tem pretenções de um dia ser dono de um pequeno país à beira-mar-plantado.

 

Eu só queria ter a net de volta L

 

 

4 Comments:

Blogger Unknown said...

OOOPÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ FRESQUINHA!

11:21 da tarde, março 15, 2006  
Blogger iNuno said...

Amigo... não esperava uma destas! E pelo meio cospes no prato que comes, o que fica sempre bem... :)

Mas cortaram-te a net porque reclamaste? Não me digas que foi a história de ligar para a Retenção que o outro te impigiu...

1:11 da manhã, março 16, 2006  
Blogger sofia. said...

Enfim!
Têm o País nas mãos - ao menos que te devolvam a net :)

(até parece que brincam ao monopólio)

10:02 da manhã, março 16, 2006  
Anonymous Anónimo said...

É triste... Cá vamos sobrevivendo

3:26 da tarde, março 18, 2006  

Enviar um comentário

<< Home