http://www.makepovertyhistory.org

terça-feira, julho 26, 2005

Pré-reciclagem


A minha empresa (até parece...) decidiu abastecer as pobres criaturas que lá trabalham com posters de teor de indocrinação ambiental! E eu saúdo veementemente a acção. Afinal 'é bem' mostrarmos à classe do trabalhador-estudante e do estudante-trabalhador (que muitas das vezes nem uma coisa nem outra), a importancia de mantermos a nossa bioesfera saúdavel e limpa. Traduzindo por graúdos: Reciclar, recondicionar, reinterpretar hábitos, reeducar, reduzir consumos, reestruturar projectos e práticas profissionais. Hum! Bonito!


Mas como alguém me perguntava: - "E onde estão os caixotes de lixo diferenciado?" - Pois, não há! Mas já os pedi em Fevereiro!


E que giros são aqueles penduricalhos de plástico e papelão que colaram nos nossos lugares. Muito melhor assim! Com aquilo ali aos saltos sinto-me muito mais impelido a reciclar (nos papelões que não existem).


Giro, giro foi eu ter de arrancar com uma acção de contactos para o exterior, em que tive de imprimir uma quantas folhas para preenchermos junto dos nossos clientes. Folhas essas que ficam sem qualquer uso prático 'afterwards'... 5000 folhas!!!! Para o lixo (e os papelões que não aparecem).


Ora bolas! Eu que até queria ser assim como que uma espécie de vegetariano em versão ambientalista. Mas que havemos de fazer nós contra estas regras sociais que já estão tão enraizadas na nossa cultura?


Ainda hoje de manhã, quando passeava a Mathilda, no seu passeio de asseio, poderava a possibilidade de embrulhar a chamada 'Prenda' que teima em nunca vir embrulhada! Ora... embrulhar a prenda implica usar um saquito plástico, com um belo de um nó, directo para o caixotezito do lixo. Não estaremos nós a contribuir violentamente para esta conspurcação do meio ambiente? Quer dizer, a prenda da minha Mathilda não é bio-agradavel, mas é bio-degradavel... E o belo do saquito plástico? - Nem por isso.


Viva a coerência! Se calhar vou trazer algumas daquelas 5000 folhas para usar como papel de embrulho! Mandem-me um envelope grande com selo...

JUNTOS LIVRAREMOS O MUNDO DO PAPEL RECICLADO