http://www.makepovertyhistory.org

quarta-feira, janeiro 30, 2008

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Se a qualidade de um filme fosse medida pelo tamanho do nome o filme em questão ganhava, garantidamente, um óscar. Mas não vai ganhar.


Não vai ganhar:


Porque tem 160 minutos; Porque é lento; Porque o actor principal fala muito pouco; Porque o Actor de Suporte é o irmão de uma vedeta; Porque tem pouca acção; Porque é apenas o 2º filme do realizador.


A minha opinião:


O andamento lento do filme faz-me lembrar Antonioni; O actor principal consegue quase obscenamente fazer-nos criar empatia com um criminoso, e fazer o impossivel de não roubar, mais do que o estritamente necessário , espaço para deixar brilhar o actor secundário; O Casey Affleck é simplesmente genial, o "esperto que se finge de parvo para ver o parvo se fingir de esperto", magnífico; O filme tem a acção qb para nos manter acordados, um mal necessário nos dias que corre, em que a cinematografia do Roger Deakins (Shawshank Redemption) não é suficiente para deixar o pessoal de pestana aberta; Este é SÓ o 2º filme de Andrew Dominik mas lembro-me de Alex Proyas, que apenas tem 3 e não falhou em nenhum.


A este filme só falta um bocadinho mais de ritmo e consistência na relação construção-das-personagens/construção-da-história. É um pouco (demasiado) 'altos e baixos' nos momentos de interesses. E talvez ai o realizador executivo pudesse ter dado uma ajuda, o Sir Ridley Scott.


E para quem vai à procura de uma 'cóboiada', deixo ficar uma citação:


- Robert Ford: He's just a human being.


E o filme é só isso...


Etiquetas: